Como editar uma fatura com lançamentos financeiros realizados?

Você está aqui:
← Todos os Tópicos
Conteúdo deste artigo

Editando faturas com lançamentos já realizados

Há situações nas quais é necessário efetuar alterações em faturas de atendimentos no Leady.

Isso é possível, de maneira fácil, até o momento que nenhum pagamento ou recebimento foi efetivamente realizado, vinculado ao atendimento em questão.

Um vez que ao menos um lançamento, gerado pelo Leady e vinculado ao atendimento, tenha sido realizado, a alteração da fatura é bloqueada por questões de segurança, para que não haja alterações em informações importantes em lançamentos já realizados.

O Leady apresenta um ícone de cadeado para representar isso.

sistema-leady-fatura-atendimentos

Entretanto, quando há realmente uma necessidade de alteração, é obrigatório primeiramente efetuar o caminho inverso nos lançamentos gerados através do atendimento e retirar a baixa de pagamento/recebimento de cada lançamento.

Para isso, com um usuário logado do departamento financeiro, clique no botão Contas, logo abaixo da fatura do atendimento.

sistema-leady-botão-contas

Na tela seguinte, note que há lançamentos que já foram realizados, como indicado na coluna Status.

Em seguida, é necessário editar todos os lançamentos realizados, através do botão com imagem de um lápis, destacado na imagem acima.

sistema-leady-revertendo-lançamentos-realizados

Dentro do lançamento, desmarque a opção de Recebido, no caso de recebimento ou Pago, no caso de pagamentos e, em seguida, clique em Salvar.

Note que após reverter os lançamentos realizados, estes voltarão ao estado de não realizado, conforme destacado na imagem a seguir.

sistema-leady-contas-do-atendimento

Feita esta reversão em todos os lançamentos realizados, é possível agora retornar ao atendimento, e caso ainda não tenha desbloqueado o cadeado, dentro do respectivo atendimento, aperte a tecla F5 no Windows ou a combinação Command + “R” no MacOs, para efetuar a atualização.

Note, em seguida, que o cadeado não é mais exibido e é possível editar as informações da fatura normalmente.

sistema-leady-contas-do-atendimento1
Close Menu