8. Comunique-se com seu cliente – Email marketing

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A importância do email marketing para a agência

email-marketing

O email marketing é uma poderosa e importante ferramenta para a distribuição de informações importantes e relevantes para os clientes da agência, objetivando sempre um melhor relacionamento deste com a agência de viagens.

Não é bom utilizá-lo apenas para enviar propaganda, mas sim para criar um relacionamento com o cliente para que este possa ao final lembrar da agência em futuras necessidades.

Alguns exemplos para o envio de email marketing:

  • Lembrar do aniversário do cliente e oferecer benefícios especiais nesta data ou mês;
  • Ajudar o cliente a lembrar de levar documentos importantes para a viagem;
  • Obter informações de como foi a viagem, se houve alguma necessidade não atendida;
  • Oferecer promoções exclusivas e personalizadas para cada tipo de cliente;
  • Enviar email de boas vindas ao cliente que acabou de cadastrar-se na agência;
  • Enviar email cada mudança de status de atendimento;
  • Enviar email ao fechar uma negociação para agradecer a preferência;
  • Informar os benefícios do cliente comprar em sua agência após o fechamento de uma negociação;
  • Enviar uma pesquisa de satisfação do atendimento da agência.

Note a quantidade imensa de recursos que é possível utilizar o email marketing para estreitar o relacionamento com os clientes da agência.


A praticidade e o poder do Leady para o envio do email marketing

O email marketing do Leady é muito fácil, prático, poderoso e possui muitos diferenciais em relação às soluções oferecidas no mercado.

Veja algumas vantagens do email marketing do Leady.

  • Dispensa instalações e complicações técnicas;
  • Dispensa o trabalho de atualizar a sua base de mailing constantemente;
  • É possível disparar mensagens automaticamente para clientes aniversariantes, embarcando, retornando de viagem, abertura do atendimento ou mudança de status;
  • Dispõe de interface amigável para cadastrar e alterar e-mails rapidamente;
  • Permite a inserção de variáveis no corpo do e-mail, como nome do cliente, nome do agente, data de embarque, data de retorno, destinos;
  • Remove os clientes do mailing automaticamente quando encontrar erros críticos como email inexistente ou a pedido do cliente;
  • Mensura e disponibiliza as informações sobre o desempenho dos disparos como abertura, cliques, erros, etc;
  • Armazena as mensagens e informações de envio por até 30 dias corridos do envio.

Etapas para a criação do email marketing

Para a criação do email marketing são necessários apenas alguns poucos passos muito fáceis.

Primeiro é importante a criação do(s) email(s) ou a(s) campanha(s) a ser(em) enviada(s).

Em seguida, é possível efetuar uma programação de disparo automático para a mensagem ou disparar manualmente através dos relatórios

Por último, basta acompanhar o desempenho da campanha através do relatório de disparo de emails do Leady.

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Iniciando a criação da mensagem do email marketing

Primeiramente, é necessário criar o email a ser disparado para os clientes da agência. Então, conforme o objetivo de sua campanha ou email, é importante desenvolver uma linguagem alinhada com o objetivo a ser obtido.

Para a criação da mensagem, dentro do Sistema Leady, clique em Configuração, em seguida em Mensagem e ao final clique no botão Adicionar.

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Com a finalidade de exemplificar, o Leady já possui algumas mensagens para ajudar a agência no entendimento na criação das mensagens.

Também é possível modificar as mensagens já existentes e personalizá-las para a agência.

Após clicar em Adicionar, digite o Nome da campanha para uso interno, o Tipo também para uso interno e o Assunto, este último o cliente receberá.

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Antes de criar a mensagem é importante saber de algumas dicas a seguir:

  • É possível utilizar os modelos que o Leady disponibiliza, editando-as com os dados de sua agência ou criar suas próprias mensagens;
  • Para criar ou alterar uma mensagem, é possível usar o editor de interface amigável do próprio Leady ou o editor de HTML. Contudo, é recomendável que seja criada por um profissional com conhecimentos em Web design e HTML;
  • Prefira sempre usar o formato HTML ao invés de incorporar uma única imagem no corpo da mensagem pois ela ficará muito mais leve para o seu cliente abrir e sua agência ainda poderá inserir texto dinâmico, o que o Leady chama de variáveis;
  • É muito importante permitir que o usuário saia de sua listagem de e-mails. Não esqueça de inserir a variável “Sair do mailing” em suas campanhas.
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Veja na imagem a seguir onde é possível incluir as Variáveis dentro da mensagem, como Primeiro nome do cliente, Nome completo, Nome do consultor, Destinos, Data de embarque e outros.

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Inserindo imagens no email marketing

É possível e muito fácil incluir imagens no email marketing imagens que possam gerar um visual melhor em sua campanha.

Há dois caminhos para isso, o primeiro através do menu Inserir, e em seguida, Inserir/editar imagem ou através do ícone imagem no editor da mensagem.

Veja a seguir como inserir uma imagem.

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Em seguida, basta clicar em Carregar para que a imagem seja incorporada a mensagem.


Editando e melhorando a imagem a ser inserida

É possível efetuar diversas melhorias e edições nas imagens, antes destas serem inserida na mensagem. É muito fácil e rápido.

Ao clicar em Inserir, e em seguida, Inserir/editar imagem, note que ao selecionar a imagem a ser inserir é exibido um menu extra chamado Gerenciar, que ao ser clicado exibe uma opção de Editar.

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Depois de clicar no Editar, note as inúmeras possibilidades de edição da imagem como Redimensionar, Cortar, Girar, aumentar ou diminuir o Brilho, Contraste, Matiz, transformar em Sépia e tantos outros recursos que você não deve deixar de experimentar.

Ao final das alterações não esqueça de clicar em Salvar e o editor criará uma nova imagem.

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Após ter gravado a imagem com as alterações que efetuou, note que agora há 2 imagens. A imagem original e também a que você gravou com outro nome. 

É importante isto pela segurança de manter a imagem original.

Agora, clique no botão Inserir

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Inserindo o código HTML no email marketing

É possível que um desenvolvedor tenha produzido o email marketing através de um código de programação que chamamos de HTML, ao invés de utilizar o método de criação da arte diretamente no Leady, como explicado anteriormente.

Neste caso também é possível inserir este código diretamente no Leady.

Para a criação da mensagem usando o HTML produzido, dentro do Sistema Leady, clique em Configuração, em seguida em Mensagem e ao final clique no botão Adicionar.

Note que na tela de edição da mensagem há um ícone chamado Código fonte, onde basta colar o código criado para dentro desta área exibida e pressionar OK.

O código inserido em HTML será transformado para resultar na mensagem a ser enviada.

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Pré-visualizar a mensagem

É importante visualizar antes a mensagem que está sendo ou que já foi criada, antes do envio para os clientes.

Há um ícone no editor para isso chamado Pré-visualizar.

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Gravando a mensagem criada

Após tudo estar certo na mensagem, é só gravar para que esta fique disponível para o disparo aos clientes.

É só clicar em Salvar.

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Em seguida, note que a mensagem já estará na lista de mensagens que podem ser utilizadas para o envio aos clientes.

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Recarregando os créditos de disparos

Antes de prosseguir com os disparos, isto é, o envio do email ou campanha, é importante checar quantos créditos há em sua conta para o envio.

Então, é possível checar dentro do Leady em Email, onde há o total de créditos disponíveis para disparos.

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Caso, a quantidade que a agência for utilizar seja maior que os créditos atuais, é possível efetuar uma recarga clicando no botão Recarregar.

Note que quantos maior a quantidade de disparos adquiridas, menor é o valor unitário do disparo.

Então, se a agência pretende efetuar o disparo de grandes quantidades, avalie a compra do máximo possível para que possa economizar.

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O pagamento pode ser imediato através de um boleto novo ou na próxima mensalidade.


Adicionando remetentes

Outro item importante a ser adicionado, antes de qualquer disparo, é o remetente.

Pelo menos um remetente é necessário ser adicionado antes de disparar qualquer email.

Dentro do Leady, clique em Email e note que próximo às automatizações há o botão Ver, onde irá clicar para inserir remetentes.

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Na tela exibida em seguida, clique em Remetentes para adicionar um novo remetente.

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Em seguida, basta cadastrar o remetente com o nome e endereço de email.

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Após clicar em Salvar, o Leady enviará, por segurança, um código para o email cadastrado como remetente e será necessário checar a caixa de entrada deste email, abrir a mensagem recebido do Leady, copiar o Código de validação e colar na área a seguir.

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Após inserir o código e clicar no botão Salvar, o Leady estará preparado para os disparos de emails.


Configurando o disparo automático

Há duas maneiras de disparar as mensagens que foram criadas no Leady, uma delas é através dos relatórios que veremos em outra seção e aqui veremos como programar os disparos automáticos, isto é, o próprio sistema Leady poderá disparar automaticamente conforme algumas condições que determinarmos.

É possível criar mensagens de disparo automático para as diversas situações no Leady:

  • Aniversário;
  • Antes do Embarque;
  • Depois do Retorno;
  • Abertura do atendimento, boas-vindas;
  • Mudança no status do atendimento, uma visita ou interação com o cliente;
  • Encerramento do atendimento, envio de pesquisa de satisfação.

Também é possível definir o horário de envio, filtrar por localidade da cotação, tipo de cliente, categoria, por consultor, entre outras possibilidades.

Dentro do Leady, clique em Email e note que próximo às automatizações há o botão Ver, onde irá clicar para iniciar as automatizações.

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Em seguida, note na imagem como alguns disparos automáticos já estão programados.

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Crie sua própria programação de disparo automático facilmente. Clique em Adicionar.

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Na tela seguinte, forneça os parâmetros que deseja como Agências, Remetente e qual a Mensagem.

Logo abaixo, é possível determinar muitos parâmetros e filtros, conforme o tipo de mensagem selecionado, como Horário, X dias antes ou depois do embarque ou retorno respectivamente, após Abertura do atendimento, como boas-vindas ou mudança no Status do atendimento para uma nova visita ou interação com o cliente e filtros como Localidade de uma cotação, Tipo de cliente, Categoria do cliente, Consultor que atendeu, entre diversos outros.

Há uma infinidade de possibilidades para utilizar o email marketing do Leady para estreitar o relacionamento com os clientes da agência.

ATENÇÃO: É muito importante restringir o envio somente para os clientes que desejam receber mailing. O campo Deseja receber mailing? permite filtrar os clientes que realmente querem receber este tipo de informação.

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Ao final da seleção de parâmetros, basta clicar no botão Salvar e sua programação estará ativa.

Ao salvar, note que o Leady retorna a tela anterior já com a nova programação automática de disparos criada.

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ATENÇÃO: É importante verificar e acompanhar os créditos de disparos, pois se não houver créditos a programação dos disparos automáticos não funcionará. Leia: Recarregando os créditos de disparos


Disparo de email marketing manualmente

Após a criação de mensagens de email marketing, é possível optar em enviar utilizando o disparo manual.

Através dos Relatórios do Leady, é possível filtrar os clientes desejados, focando assim as campanhas objetivamente e disparando o email para os clientes selecionados.

A maioria dos relatórios do Leady permite o disparo de e-mails.

Então, se já foi criada a mensagem, basta clicar dentro do Leady em Relatórios e destacamos a seguir os relatórios mais utilizados para o envio de email marketing.

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Aqui será dado exemplo utilizando o relatório Mailing geral, entretanto você poderá selecionar outros relatórios, conforme as necessidades da agência.

A seguir, insira os filtros desejados e clique no botão Filtrar.

ATENÇÃO: É muito importante restringir o envio somente para os clientes que desejam receber mailing. O campo Deseja receber mailing? permite filtrar os clientes que realmente querem receber este tipo de informação.

Feito isso, os clientes serão exibidos, conforme os filtros selecionados. Agora basta clicar no ícone Enviar email que destacamos a seguir em vermelho.

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Na tela seguinte, será dada opção de indicar o Remetente e a Mensagem a ser enviada. Efetue a seleção que deseja em ambos os campos.

RECOMENDAÇÃO: Antes de clicar em Enviar, efetue um teste, clicando no botão Testar. Isso fará com que o email seja enviado primeiramente ao email do usuário atual. Após a checagem se está tudo certo, efetue o disparo final em Enviar.

ATENÇÃO: É importante verificar e acompanhar os créditos de disparos, pois se não houver créditos o envio dos email não funcionará. Leia: Recarregando os créditos de disparos

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Aqui foi apresentado o relatório Mailing geral, mas experimente também clicar em Relatórios e utilizar Mailing aniversariantes, Atendimentos, Contato de retorno e Contato de embarque.


Monitorar o desempenho dos envios de email marketing

Depois de criada a campanha e disparada, seja automaticamente ou manualmente, é hora de acompanhar o desempenho.

Medir o desempenho nada mais é do que verificar quantos clientes receberam, quantos não receberam, quantos recusaram, ou ainda, quantos enviaram para o Spam.

É importante saber sobre os relatórios de disparos do Leady

  • Após o disparo, o Leady irá atualizar as estatísticas todas as noites;
  • É possível consultar as mensagens disparadas por até 30 dias do disparo;
  • O Leady remove o cliente automaticamente do mailing se o servidor acusar que o endereço não existe ou quando o cliente clicar para sair do mailing;
  • Cuide bem da reputação dos seus remetentes, evitando o cadastro de e-mails inválidos, evitando o disparo muito frequente e permitindo ao cliente que ele possa sair de sua lista de mailing. 

Para checar o desempenho, faça-o no dia seguinte ao disparo, clicando dentro do Leady em E-mail.

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Antes de prosseguir, é importante entender cada termo utilizado no Leady neste relatório, clicando em Ajuda.

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Veja e entenda os termos utilizados em Ajuda.

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Agora, veja e analise este exemplo de relatório de disparos.

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